segunda-feira, 7 de junho de 2010

A comunidade ETA

Começo assim mesmo, definindo aquilo que me vem à cabeça quando oiço estas três letrinhas pronunciadas juntas necessariamente por esta mesma ordem, uma mistura de parolismo típico dos anos Pop 90 numa data a combinar, um revivalismo sério e minucioso e uma saudade daqueles Verões enormes com a respectiva lapada no lombo para adormecer melhor, e fazer esquecer os joelhos esmurrados, que era apanágio na minha geração.
Ou seja, não encontro nada associado a esta sigla que me faça pensar em algo que não seja medíocre, mal amanhado e básico, algo que fuja ao tédio, que seja inovador ou irreverente, algo que mereça a pena realmente.
Não me fico como é óbvio pelas memórias das transmissões da RTP onde indivíduos apareciam com um saco enfiado na cabeça com três buracos, nem mesmo pelas explicações da minha mãe do sucedido entre duas ou três interjeições de desalento pelo tardar da novela. De constatar será naturalmente que as declarações televisivas do Euskadi Ta Askatasuna nunca foram nada mais que um "filme" de low budget Europeu em contraste com desembarques na Somália em directo pela CNN, e era assim que eu e os meus companheiros da bola nem sempre redonda víamos as coisas  naqueles tempos, o facto de soldados serem arrastados pelas pernas atadas pelas botas cardadas aos seus próprios veículos de "alta gama" militar era um pequeno pormenor que não alimentava mais que duas ou três frases.
Já dei comigo a procurar novas ideias, novas memórias para esta sigla, gosto de música, gosto de música independente, gosto de me armar em António Sérgio, ok... deverá haver algo com este nome que merece a minha atenção.... primeiro resultado, chumbo nas artérias , mais deprimente que um site de um grupo para casamentos com respectivo portefólio? não será fácil, cabeça levantada siga em frente, humm um grupo que se auto insere algures pelo Acústico, Folk, três moças muito amigas e tal, está a piorar... mais chumbo, pffffff... deprimente, três aspirantes a Shania Twain que andaram a ouvir os discos dos The Mamas & The Papas a ocuparem espaço no MySpace. Ainda dei nova oportunidade mas encontrei um grupo de Brasileiras do Nordeste a cantar e a dançar como se não houvesse amanhã e nem me atrevo a colocar aqui o video do Youtube.
Como este espaço não aspira a nada mais que esta imensa mediocridade, não almejo qualquer baforada fresca neste mau hálito congénito que será a minha apresentação daqui em diante, como pretendo falar da música que me encanta e não prevejo que encante a muitos outros, esta sigla banal apresentou-se-me como a ideal para "cartografar" este espaço.
ETA é minha, mas quero ver a tua.

Sem comentários:

Enviar um comentário